Clima esfriando, o vinho e uma otima opção de bebida para essa época do ano.A Contemporâneo Eventos pesquisou e achou uma matéria super bacana...sobre vinhos...
Fik a Dik e tiM TiM!
O vinho mais indicado para servir nas festas em geral é o Lambrusco, por que...
* Tem, baixo Teor alcoólico (Variando de 7 a 8,5%);
* É um vinho doce e, o brasileiro tem como padrão o vinho doce;
* Servido refrescante...Nosso calorão brasileiro pede uma bebida refrescante;
* O preço é acessível;
* É um vinho "de estourar" proporcionando um clima de festa e romantismo.
É indicado servir nas festas de casamento a quantia de uma garrafa para três pessoas, de vinhos espumantes como lambruscos e frisantes.
Dicas Importantes:
1- Carne vermelha com vinho tinto, carne branca com vinho branco, sobremesa com vinho de sobremesa (doce). Por Exemplo: pratos mais consistentes, substanciosos, ficam ainda melhores com vinhos encorpados, assim como pratos leves pedem vinhos leves.
2-Dizem que o champanhe e o espumante são os vinhos que podem acompanhar uma refeição da entrada à sobremesa. De certa forma é verdade, embora cada prato possa requerer um tipo diferente de champagne. São bebidas frescas, alegres, que fazem uma festa na boca, perfeitas para animar uma festa na boca, perfeitas para animar uma reunião gastronômica. Você pode servi-los com canapés, frios, frutas passificadas, patês, caviar... Combinam com tudo.
Salgadinhos e canapés: branco seco, Jerez seco ou Porto branco.
Frios gordurosos: branco seco ou tinto jovem.
Frios não-gosrdurosos: rosé ou branco.
VINHOS BRANCOS
Parceiros dos vinhos brancos: Linguado, badejo, robalo, truta, ostras, pescada.
* Combinam com brancos de corpo leve ou médio, como Riesling, Sauvignon Blanc, Chablis, Orvieto. Camarão, mariscos, vieiras, frutos do mar em geral, massas, risotos combinam com brancos de corpo médio ou encorpados, como Sauvignon Blanc, Sémillon, Chablis, Gewürztraminer, vinhos verdes.
VINHOS TINTOS
Parceiros dos vinhos tintos: Vitela, salsicha e demais embutidos, perdiz, carneiro:
* Combinam com tintos leves, como Pinot Noir, Cabernet Franc, Gamay, Beaujolais, Chianti, Valpoliccela.
Carnes Vermelhas, massas e risotos com molho vermelho, filé-mignon, almôndegas combinam com tintos de corpo médio, como Merlot, Syrah, Malbec, Carmenère, Chianti Clássico, Rioja, Sangiovese. Caça, carne assada ou com molhos fortes, leitão, lombo de porco, churrasco, rabada, feijoada combinam com vinhos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Tannat, grandes Boudeaux, Châteauneuf-du-Pape, Barbaresco, Barolo, Hermitage.
GERAL
Lembre-se que a maioria dos seus convidados apreciam vinhos doces (lambrusco e frisantes). Se você não aprecia esse tipo de vinho, lembre-se que devemos, numa festa, agradar mais nossos convidados do que nós mesmos.A sobra de bebidas do casamento não é desperdiçada pois além do consumo próprio, você poderá utilizá-las em festas comemorativas e na recepção dos padrinhos em sua nova casa.
FONTE: Casamentomania